Cárie de Mamadeira

Para manter a saúde em dia das crianças a higiene deve ser realizada de forma adequada, não só com banho, cuidado com o cabelo e troca de fralda ela é feita, mas também com os cuidados com os dentes. A boa higiene bucal é o que mantém a cárie de mamadeira longe das crianças.
O que é Cárie de Mamadeira?
A cárie da mamadeira ou cárie do bebê como também é conhecida, é um problema que atinge milhares de crianças pela a falta de higiene e bons hábitos. Os pais costumam oferecer antes de dormir mamadeiras com leite achocolatado, leite e líquidos açucarados,  isso quando não com refrigerantes.

Após a ingestão, a criança vai dormir sem que nenhuma higiene seja realizada. Durante o sono, a salivação diminui, o que aumenta a proliferação de bactérias responsáveis pela cárie e demais infecções bucais.

Como Age a Cárie de Mamadeira
A cárie de mamadeira ocorre de forma agressiva e rápida destruindo o esmalte do dente e causam manchas esbranquiçadas por toda extensão. Caso não tratado de forma rápida evolui para grandes cavidades por dentro do dente ou surgindo por fora e fazem com que o dente fique com aspecto de “cacos”, e provoque dor intensa.
Ao contrário do que se pensava antigamente, que não tinha problema estragar os dentes de leite já que nasceriam posteriormente os permanentes. Dentistas informam que a saúde dos dentes de leite se afetada, gerará problemas dentários nos dentes permanentes também.

Como Evitar a Cáries de Mamadeira
Alguns cuidados tão simples e hábitos corretos podem diminuir as chances de um transtorno e um incomodo tão grande que é a cárie de mamadeira. Vamos listar abaixo algumas recomendações de dentistas para manter uma saúde oral saudável.
* Tire as mamadas e mamadeiras para dormir, caso ocorram, os dentes devem ser escovados ou a boca devidamente higienizada
* Não ofereça sucos adoçados e refrigerantes na mamadeira
* No caso de bebês que não possuem dentes, faça a higienização com gaze e água limpa.
* Ofereça os líquidos no copo invés da mamadeira
* Assim que os dentes surgirem é recomendado uma visita ao dentista
A cárie de mamadeira além do constrangimento para a criança gera baixa autoestima, dores acentuadas além de atrapalhar diretamente no desenvolvimento da fala, onde os dentes tem extrema importância na pronuncia de certos fonemas e traz dificuldade.

É realmente complicado privar as crianças de certos alimentos, mas diminuindo os excessos, mantendo e ensinando como cuidar de seus dentes, é possível manter dentes saudáveis! A saúde  é controlada e infecções, problemas de saúde e cárie longe da vida do pequeno.

@2017 - Todos os direitos reservados - Dental Cadi | Desenvolvido pela: